Não escovar os dentes pode gerar problemas no coração

Não escovar os dentes pode gerar problemas no coração
Deixar de escovar os dentes diariamente vai muito além de problemas na boca, como as cáries.  Uma pesquisa britânica divulgada recentemente, revelou que pessoas que não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia aumentam em 70% as chances de desenvolverem doenças cardíacas.
 
O estudo, que levou 8 anos para ser concluído, confirma o que muitos médicos já suspeitavam: as doenças na gengiva podem estar ligadas a problemas cardíacos. Apesar das razões ainda não estarem claras, os especialistas suspeitam que as inflamações na boca e gengiva podem provocar a obstrução das artérias.
 
Durante a pesquisa, cientistas da Universidade College London, analisaram mais de 11 mil adultos. Segundo a equipe que coordenou o estudo, essa é a primeira vez que se analisa a ligação entre escovação e doenças cardíacas.
 
Os voluntários da pesquisa forneceram dados sobre sua higiene bucal, incluindo quantas vezes ao dia escovavam os dentes. Além disso, também foram coletados dados do histórico médico e de doenças cardíacas na família, foram medidas a pressão arterial de cada voluntário e coletadas amostras de sangue.
 
Ao longo de 8 anos de pesquisa foram registrados 555 “eventos cardiovasculares”, como infartos. Entre os casos registrados, 170 foram fatais.  Levando em conta fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas, como classe social, obesidade, fumo e histórico familiar, os pesquisadores descobriram que aqueles que escovam os dentes duas vezes ao dia correm menos riscos de sofrerem ataques do coração.
 
Fique atento aos sintomas de problemas na boca e que podem chegar ao coração: sangramento na gengiva ao passar o fio dental, aftas que demoram a curar, mau hálito e dores frequentes.

 

 

Fonte: folhavitoria.com.br