OMS declara fim de surto de ebola na República Democrática do Congo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (21) que o surto de ebola na República Democrática do Congo está superado após ninguém ter manifestado sintomas passados dois períodos de incubação desde o último caso.

O surto, o sétimo a ser registrado no país antigamente conhecido como Zaire desde que o vírus foi identificado em 1976, não tinha relação com o que se espalha pela África Ocidental, onde mais de 5.400 pessoas já morreram.

Na semana passada, autoridades congolesas disseram que 49 pessoas morreram entre as 66 infectadas pela doença da remota província Equateur, no noroeste do país, durante os três meses em que durou o surto. Os dados do porta-voz da OMS confirmaram as contagens.

Para que a agência de saúde da ONU declare encerrado um surto de ebola, é preciso que se passem dois períodos consecutivos de 21 dias de incubação sem que nenhuma caso tenha sido detectado.

"Tendo alcançado a marca de 42 dias, a República Democrática do Congo é agora considerada livre da transmissão de ebola", disse a OMS em comunicado.

"A OMS enaltece a República Democrática do Congo pela forte liderança e coordenação efetiva na resposta (à doença), incluindo a rápida mobilização de uma equipe de resposta formada por especialistas no condado de Jeera, identificando e monitorando contatos e organizando enterros seguros", disse a OMS.

Na África Ocidental
A atual epidemia de ebola na África Ocidental matou 5.420 pessoas, de um total de 15.145 infectados, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (19). O balanço leva em conta os casos confirmados, suspeitos e prováveis registrados até o dia 16 de novembro. Em cinco dias, desde o último balanço divulgado pela organização, houve um aumento de 732 infectados e 243 mortes.

Continua havendo transmissão intensa da doença em Guiné, Libéria e Serra Leoa, na África Ocidental. A incidência de casos já parou de subir na Guiné e na Libéria, mas continua aumentando em Serra Leoa, segundo a OMS.

No Mali, foram reportados 6 casos da doença, entre confirmados e prováveis, e cinco mortes. Esses casos não estão relacionados ao primeiro caso da doença registrado no país, o de uma menina de dois anos vinda da Guiné, que morreu em 24 de outubro.

Veja detalhes dos locais com contaminação:

Guiné: São 1.971 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 1192 pessoas.

Libéria: São 7.069 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 2.964 pessoas.

Serra Leoa: Foram 6.073 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 1.250 pessoas.

Mali: Fouve 6 casos, entre confirmados e prováveis. Morreram 5 pessoas.

Espanha: Houve apenas um caso confirmado, o da enfermeira Teresa Romero, que já foi curada.

Estados Unidos:  Houve quatro casos da doença. Um dos pacientes morreu e três outros foram curados.

Nigéria: Foram 20 casos de ebola, entre confirmados e prováveis, que levaram a 8 mortes. O país já foi declarado livre da doença.

Senegal: Houve apenas um caso da doença e o paciente se recuperou. O país já foi declarado livre da doença.