Vacina contra ebola da GSK só será comercializada em 2016Paciente que teve suspeita de ebola em Foz do Iguaçu sai do isolamento

Vacina contra ebola da GSK só será comercializada em 2016Paciente que teve suspeita de ebola em Foz do Iguaçu sai do isolamento

O rapaz de 22 anos internado com suspeita de ebola na quinta-feira (16) saiu do isolamento no começo da tarde desta sexta-feira (17) e já pode receber visitas, conforme informou a assessoria de imprensa do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Porém, segundo o hospital, ele é mantido afastado de outros pacientes para evitar um possível contágio, já que a suspeita é de que ele esteja com uma doença infectocontagiosa.

O jovem procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com febre, náuseas e icterícia, conhecida como "amarelão". Ele foi transferido para o Hospital Municipal na noite de quinta, e agora espera os resultados de exames de sangue que, conforme o hospital, devem ficar prontos em até sete dias úteis. Ainda segundo o hospital, o paciente está estável e não apresenta mais febre, contudo, reclama de dor abdominal. Ele deve permanecer internado até que o exames fiquem prontos.

Na manhã de quinta-feira, a UPA foi interditada por causa da suspeita de ebola. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Charles Bortolo, o protocolo que incluiu o isolamento do paciente e a interdição da unidade foi seguido conforme as orientações de prevenção contra o contágio da doença.

Conforme Bortolo, a medida foi tomada porque no momento do registro do prontuário havia a indicação de que o jovem tinha estado em Serra Leoa – país da África que concentra um dos maiores números de casos de ebola. A informação foi corrigida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) depois de verificado o passaporte do paciente, o qual indicou que ele viajou para a China, Dubai – nos Emirados Árabes –, Líbano e Itália – países sem registro de epidemia da doença.

A família do rapaz suspeita de hepatite e problemas na vesícula e no pâncreas. A mãe, Rute Fauani, visitou o filho por volta das 15h desta sexta-feira. Ela contou que ele está bem, porém não quer falar com a imprensa. "Nós estavamos aguardando o resultado dos exames, não tem como afirmar o que ele tem sem os resultados", disse Rute, que também afirmou estar feliz por poder ver o filho pela primeira vez desde que ele foi internado.

UPA interditada
Nesta sexta-feira, a Unidade de Pronto Atendimento funcionou normalmente, de acordo com a coordação da unidade, porém, na quinta-feira, a UPA ficou inteditada por quase cinco horas e o atendimento aos pacientes só foi retomado às 15h30, depois de o local passar por uma limpeza e uma desinfecção geral.

Leia a nota publicada pelo Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde do Paraná e municipal de Foz do Iguaçu informam que o quadro clínico do paciente, atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Foz do Iguaçu, não atende as definições de caso suspeito do vírus Ebola. Portanto, a suspeita foi descartada.

O paciente, um homem de 22 anos, brasileiro de descendência libanesa, não passou por nenhum dos três países afetados pela epidemia de Ebola (Serra Leoa, Guiné e Libéria). Ele esteve em viagem internacional e procurou atendimento durante a madrugada relatando febre, náuseas e icterícia.

O Ministério foi informado da possível suspeita de Ebola e acompanhou todos os procedimentos adotados pelas autoridades sanitárias do Paraná. Vale ressaltar que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já foi liberada para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).