Hospital de Trauma lança campanha contra queimaduras em Campina Grande

Hospital de Trauma lança campanha contra queimaduras em Campina Grande

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma de Dom Luiz Gonzaga Fernandes, emCampina Grande, lança na próxima segunda-feira (16), a 11ª Campanha de Prevenção de Queimaduras “Neste São João não Acenda o Perigo”. A solenidade acontece, às 10h, no auditório da instituição, e tem o objetivo de reduzir o número de pessoas queimadas nesse período de festas juninas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes.

A iniciativa acontece até o dia 22 e ganha reforço com a distribuição de material educativo em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de alertar as pessoas sobre o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada. Durante o mês de junho no ano passado, a Unidade de Queimados do Trauma atendeu 97 pacientes vítimas de queimaduras. Desse total, 31 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos e fogueiras, sendo 22 crianças na faixa etária de zero a 12 anos e nove foram adultos.

O Hospital de Emergência e Trauma é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h atendendo à população do compartimento da Borborema. No setor para esse atendimento especializado, o Hospital de Trauma conta com uma equipe de seis cirurgiões plásticos, nove enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Dicas – A coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma.

Segundo os médicos, não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento.