Pediatrics: tira reagente de urinálise pode ser ferramenta para rastrear infecção do trato urinário em crianças febris

Pediatrics: tira reagente de urinálise pode ser ferramenta para rastrear infecção do trato urinário em crianças febris

Este estudo compara o desempenho da tira reagente de urinálise (urina), com a microscopia de urina e com ambos os testes combinados como um rastreamento da infecção do trato urinário (ITU) em crianças febris com idades entre um e noventa dias.

Foram avaliados dados do Intermountain Healthcare para identificar lactentes febris com tira reagente de urinálise (urina), microscopia e cultura realizados entre 2004 e 2011. A infecção do trato urinário (ITU) foi definida como mais de 50.000 unidades formadoras de colônias por mililitro de um patógeno urinário. Nós comparamos o desempenho da tira reagente de urinálise (urina) com a microscopia ou com ambos os testes combinados ("urinálise combinada") para identificar ITU em crianças com idade entre um a noventa dias.

Das 13.030 crianças febris identificadas, 6.394 (49%) tinham feito todos os testes e foram incluídas na análise. Destas, 770 (12%) tiveram ITU. Os resultados da cultura deurina foram positivos dentro de 24 horas em 83% dos pacientes com ITU. O valor preditivo negativo (VPN) foi > 98% para todos os testes. O VPN da "urinálise combinada" foi de 99,2% (IC 95%: 99,1%-99,3%) e foi significativamente maior do que o VPN da tira reagente de urinálise (urina) de 98,7% (98,6%-98,8%). O valor preditivo positivo (VPP) da tira reagente de urinálise (urina) foi significativamente maior do que o da "urinálise combinada" (66,8% [66,2%-67,4%] versus 51,2% [50,6%-51,8%]). Estes dados sugerem que oito lactentes febris são previstos para ter um exame de urina combinado falso-positivo para cada criança com ITU inicialmente não diagnosticada pela tira reagente de urinálise (urina).

Concluiu-se que a tira reagente de urinálise (urina) se compara favoravelmente à microscopia e "urinálise combinada" em lactentes febris com idade entre um e noventa dias. A tira reagente de urinálise é uma ferramenta independente e adequada para rastreamento de ITU em crianças febris, enquanto se aguarda os resultados da urocultura.

Fonte: Pediatrics, publicação online, de 28 de abril de 2014

NEWS.MED.BR, 2014. Pediatrics: tira reagente de urinálise pode ser ferramenta para rastrear infecção do trato urinário em crianças febris. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/medical-journal/538537/pediatrics-tira-reagente-de-urinalise-pode-ser-ferramenta-para-rastrear-infeccao-do-trato-urinario-em-criancas-febris.htm>. Acesso em: 9 mai. 2014.