Novo ciclo do Mais Médicos terá 2 mil médicos cubanos

Novo ciclo do Mais Médicos terá 2 mil médicos cubanos

Nova fase do programa terá 2.891 profissionais. Cubanos começam a chegar ao Brasil na próxima semana

O terceiro ciclo do programa Mais Médicos, do governo federal, terá 2 mil médicos cubanos, do total de 2.891 profissionais que farão parte desta nova fase do programa. Os cubanos, chamados para preencher as vagas não ocupadas por candidatos brasileiros e outros estrangeiros, começarão a chegar ao Brasil na próxima semana, provenientes da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

 

 

Segundo o Ministério da Saúde, os 2 mil médicos cubanos desembarcam no Brasil a partir de terça-feira (28) em Brasília, Fortaleza e São Paulo, onde vão cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa. A previsão é que esses profissionais comecem a atuar nos municípios em março, junto com os demais estrangeiros participantes do terceiro ciclo.

De acordo com a pasta, 6.658 profissionais atuam pelo Mais Médicos em 2.166 cidades e 28 distritos indígenas de todo o País. A meta do governo é preencher 13 mil postos até o fim de março.

Ainda não está definido o local de atuação dos 2 mil médicos cubanos que chegam ao País na próxima semana. A distribuição só ocorrerá após o encerramento do prazo que os profissionais brasileiros têm para decidir se querem migrar do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) para o Mais Médicos.

 Os 891 profissionais da seleção individual que tiveram sua participação homologada pelo Ministério da Saúde estão distribuídos em 412 cidades e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). São 423 participantes com registro profissional ou diploma revalidado no Brasil e 468 com registro profissional de outros países.

O maior número de profissionais vai atuar no Nordeste (274 profissionais), seguido do Sudeste (230), Sul (178), Norte (123) e Centro-Oeste (86). Os brasileiros começarão a atuar no dia 3 de fevereiro e os estrangeiros no dia 5 de março.

Fonte: 
http://noticias.terra.com.br/brasil/novo-ciclo-do-mais-medicos-tera-2-mil-medicoscubanos,1e7d2ecf8c6c3410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html