Primeira etapa do Mais Médicos tem quase um terço de estrangeiros

Primeira etapa do Mais Médicos tem quase um terço de estrangeiros

Total de médicos confirmados é 1.618, sendo 522 estrangeiros ou brasileiros formados no exterior

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista de 1.618 profissionais confirmados para participar da primeira etapa do programa Mais Médicos. Do total, quase um terço são estrangeiros ou brasileiros graduados no exterior, que somam 522 profissionais. Os brasileiros são maioria, 1.096 médicos que já atuam no Brasil — 938 que já tinham homologado a participação e 158 confirmaram a atuação até segunda-feira.

Os estrangeiros ou brasileiros que atuam no exterior (formados no exterior) atuam em 32 países, sendo a maioria, 142, formados na Argentina e 100 profissionais com diploma na Espanha. Os profissionais que atuam em Cuba são 74, seguido por Portugal (45), Venezuela (42), México (26) e Uruguai (25).

Mais Médicos seleciona 521 estrangeiros

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de médicos atenderá 6,5 milhões de brasileiros usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A maior parte deles, 67,3% irá para regiões de extrema pobreza e áreas indígenas. Os demais 32,7% vão atuar nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. 

Protesto contra a má qualidade da saúde pública reúne cerca de cem pessoas em SP 

O ministro da saúde Alexandra Padilha disse que "essa foi uma estratégia importante para ocupar postos em região de fronteira”.

— O que nos move é levar médicos para quem precisa e para isso vamos usar todas as medidas legais.

Ainda segundo o balanço divulgado pela pasta, dos 3.511 municípios inscritos no programa, 703 não foram contemplados com nenhum médico. No próximo dia 19, o ministério abrirá inscrições para médicos e municípios, no segundo mês de seleção.