Ministro Alexandre Padilha discute melhorias para o SUS em Belém

Padilha recebe gestores municipais para esclarecer sobre "Mais Médicos".
Estudantes de medicina criticam projeto do Governo Federal.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, participa de um evento nesta segunda-feira (22) em Belém para esclarecer sobre o programa "Mais Médicos", uma iniciativa do Governo Federal que visa melhorar o atendimento do SUS para a população em áreas onde faltam profissionais de saúde.

Durante o evento, gestores municipais do interior do Pará destacaram a dificuldade de conseguir contratar médicos na Amazônia. Segundo os prefeitos, exsitem municípios onde há aparelhamento e estrutura para o trabalho, mas os profissionais da medicina não tem interesse em atuar nestas regiões.

Estudantes de medicina acompanham o evento, e criticam a postura do ministro e o programa "Mais médicos" que, segundo eles, pode restringir a liberdade de exercício da medicina. De acordo com os manifestantes, o projeto do Governo Federal é uma medida eleitoreira, que visa garantir votos para a base do governo nas eleições de 2014.

Durante o evento, uma mulher tentou subir ao palco para se pronunciar pela classe médica. Ela foi detida por seguranças, mas o ministro autorizou que ela se sentasse ao lado dele durante a plenária.

Segundo Padilha, a alegação de que o "Mais Médicos" teria esta finalidade não procede, visto que existem vários partidos políticos envolvidos no esforço de melhorar o atendimento de saúde para a população.